Muitos segurados acreditam erroneamente que os preços de suas mensalidades e franquias de seguros aumentam na renovação apenas devido a sinistros ocorridos em seus bens. No entanto, é importante entender que existe um contexto global que influencia as taxas de todos os participantes da cadeia de seguros, e o ano de 2023 está sendo desafiador para o mercado.
Aumento dos Preços dos Seguros
Um exemplo disso é o conflito na Ucrânia, que resultou em um aumento nos preços dos combustíveis e da energia, uma vez que a Rússia é o maior exportador mundial de gás natural e o segundo maior de petróleo. Esse evento teve um impacto direto no aumento das taxas de juros e da inflação, que já foram fortemente afetadas pelos resquícios da pandemia da Covid-19.
Mesmo antes da pandemia, as resseguradoras mundiais (seguradoras das seguradoras) enfrentavam um período complexo devido a eventos diversos, como volumes elevados de chuvas ou secas, que levaram à quebra de safras, catástrofes naturais e outros conflitos internacionais.
Essas ocorrências ao longo dos últimos anos resultaram em grandes perdas patrimoniais, como danos a frotas, imóveis, paralisação de empresas, perdas de safras, equipamentos e maquinários. Esse cenário levou a um aumento significativo da sinistralidade, diminuindo a liquidez das seguradoras e reduzindo sua capacidade de resseguro. Como consequência, houve uma redução na oferta de linhas tradicionais de seguros patrimoniais e o surgimento de coberturas mais flexíveis.
A precificação dos seguros é geralmente baseada na análise do histórico de ocorrências passadas para estimar os riscos futuros. No entanto, devido ao aumento progressivo de eventos climáticos, crises macroeconômicas e incertezas globais, as taxas têm aumentado, tornando-se um desafio para as seguradoras precificarem suas coberturas.
Precificação dos Seguros
Em média, 20% do risco é assumido pelas seguradoras nacionais, enquanto os outros 80% ficam com as resseguradoras internacionais. Portanto, se uma seguradora nos EUA sofre um desastre natural, isso afeta negativamente os custos dos seguros no Brasil e no mundo todo.
Com os custos elevados, as seguradoras brasileiras reduzem sua propensão ao risco e diminuem a oferta de serviços, o que restringe a concorrência e acaba elevando os preços para o consumidor.
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário e nos conte se essa informação foi útil! Seja para qualquer escolha que faça, a Unikx está com você.
Comments